A forte chuva que caiu em Teresina na última quarta-feira (23) fez muitos estragos no Centro de Ciências da Saúde – CCS (Facime) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), deixando os alunos sem aula e tendo que enfrentar o temporal sem nenhuma segurança. Os estudantes do curso de Psicologia por pouco não foram atingindo com parte do teto destruído, provocando uma “cachoeira” de água dentro da sala de aula. Setores tiveram alagamentos.
Em nota, a assessoria da Uespi informou que a suspensão das aulas nesta quinta-feira (24) é de caráter temporário, e que as equipes de manutenção atuaram rapidamente para resolver o problema. Destacou ainda que o projeto de reforma e construção do prédio da Facime está em fase interna de licitação.
Um vídeo gravado por um estudante de Psicologia mostra o exato momento em que o teto da sala se abre e jorra água. A imagem impressiona pela força da correnteza.
“Foi um momento de muita angústia para os alunos e por muito pouco uma tragédia não aconteceu. Infelizmente, esse evento não é isolado e casos como de alagamento no CCS e desabamento de teto são quase que frequentes, demonstrando um sintoma de que as estruturas do CCS não suportam mais acolher a classe estudantil de maneira adequada. Isso também demonstra o descaso do Governo do Estado na manutenção da estrutura não somente do CCS, mas de toda a UESPI”, diz a nota dos estudantes.
A estudante de Medicina Carolina Pires, do Centro Acadêmico, falou com nossa reportagem e informou que não é a primeira vez que setor do Centro de Ciências da Saúde é paralisado devido à chuva.