sexta-feira, 26 junho, 2026
  • Anuncie
  • Contatos
EXTRA1
No Result
View All Result
  • Home
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • ESPORTES
  • CIDADES
  • ENTRETENIMENTO
  • SAÚDE
  • MEIO AMBIENTE
  • MUNDO
  • GERAL
  • Colunas
    • Motor Mais
  • Home
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • ESPORTES
  • CIDADES
  • ENTRETENIMENTO
  • SAÚDE
  • MEIO AMBIENTE
  • MUNDO
  • GERAL
  • Colunas
    • Motor Mais
No Result
View All Result
EXTRA1
No Result
View All Result
Home DESTAQUES

Prefeitura institui comitê técnico para combater casos de dengue em Teresina

Flávio Figueredo por Flávio Figueredo
26 de junho de 2026
em DESTAQUES, SAÚDE
Foto: Ascom FMS

A Prefeitura de Teresina oficializou a criação do Comitê Técnico Intersetorial das Arboviroses, responsável por coordenar ações de enfrentamento à dengue, chikungunya e zika. O decreto nº 28.860, publicado no Diário Oficial do Município em 18 de junho de 2026, estabelece que o grupo será vinculado à Fundação Municipal de Saúde (FMS) e terá como missão mobilizar a população e integrar esforços de diferentes órgãos para reduzir os casos dessas doenças.

O grupo terá mandato de dois anos e a participação dos membros será considerada de relevante interesse público, sem remuneração. A presidência da FMS será responsável por nomear, por meio de portaria, os membros que irão compor o comitê, formado por Presidente, Vice-presidente, 1º e 2º Secretários, além de representantes de diversos segmentos do poder público e da sociedade civil.

Entre os órgãos que integrarão a estrutura estão a Diretoria de Vigilância em Saúde, Gerência de Epidemiologia, Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), Gerência de Zoonoses, Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria da Saúde do Estado, Secretaria de Estado da Educação, além de entidades como o Sindicato dos Condomínios e Shoppings de Teresina.

Entre as atribuições do comitê estão discutir e executar medidas de mobilização comunitária, desenvolver campanhas educativas permanentes, fortalecer a vigilância epidemiológica e entomológica, integrar ações de combate às arboviroses na atenção básica e na Estratégia Saúde da Família, implementar programas educativos em escolas e universidades e promover divulgação contínua por meio da imprensa e das mídias sociais.

A presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Leopoldina Cipriano, destacou que a criação do Comitê é um passo estratégico no enfrentamento das arboviroses, ao reforçar a necessidade de união entre poder público e sociedade civil. “Teresina possui condições ecológicas que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o que torna indispensável o engajamento de todos, já que a maioria dos focos está dentro dos domicílios”, afirmou.

Fonte: Ascom FMS

Tags: Aedes aegyptiArbovirosesDengueFMSPrefeitura de Teresina

Leia Também

Desemprego até maio cai para 5,6%, o menor já registrado no período
DESTAQUES

Desemprego até maio cai para 5,6%, o menor já registrado no período

Governo institui subsídio de R$ 1,12 por litro de diesel até dezembro de 2026
DESTAQUES

Governo institui subsídio de R$ 1,12 por litro de diesel até dezembro de 2026

Piauí Saúde Digital amplia atendimento e passa a oferecer consultas com médicos especialistas pelo celular
DESTAQUES

Piauí Saúde Digital amplia atendimento e passa a oferecer consultas com médicos especialistas pelo celular

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mercedes
Peugeot

RECENTES

Teresina registra um caso de dengue tipo 3 e intensifica ações de prevenção

Prefeitura institui comitê técnico para combater casos de dengue em Teresina

Desemprego até maio cai para 5,6%, o menor já registrado no período

Desemprego até maio cai para 5,6%, o menor já registrado no período

Governo institui subsídio de R$ 1,12 por litro de diesel até dezembro de 2026

Governo institui subsídio de R$ 1,12 por litro de diesel até dezembro de 2026

Piauí Saúde Digital amplia atendimento e passa a oferecer consultas com médicos especialistas pelo celular

Piauí Saúde Digital amplia atendimento e passa a oferecer consultas com médicos especialistas pelo celular

  • Anuncie
  • Contatos

Direitos autorais © 2023 Extra1 - A Extra1 não é responsável pelo conteúdo de sites externos. Leia sobre nossa abordagem à vinculação externa.

No Result
View All Result
  • Home
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • ESPORTES
  • CIDADES
  • ENTRETENIMENTO
  • SAÚDE
  • MEIO AMBIENTE
  • MUNDO
  • GERAL
  • Colunas
    • Motor Mais

Direitos autorais © 2023 Extra1 - A Extra1 não é responsável pelo conteúdo de sites externos. Leia sobre nossa abordagem à vinculação externa.