sexta-feira, 26 junho, 2026
  • Anuncie
  • Contatos
EXTRA1
No Result
View All Result
  • Home
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • ESPORTES
  • CIDADES
  • ENTRETENIMENTO
  • SAÚDE
  • MEIO AMBIENTE
  • MUNDO
  • GERAL
  • Colunas
    • Motor Mais
  • Home
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • ESPORTES
  • CIDADES
  • ENTRETENIMENTO
  • SAÚDE
  • MEIO AMBIENTE
  • MUNDO
  • GERAL
  • Colunas
    • Motor Mais
No Result
View All Result
EXTRA1
No Result
View All Result
Home POLÍTICA

Tarcísio quer negociar privatização da Sabesp em bloco com prefeitos

Sabesp atende 375 municípios paulistas e, na maioria deles, cláusula prevê cancelamento de contrato em caso de privatização da companhia

Flávio Figueredo por Flávio Figueredo
12 de setembro de 2023
em POLÍTICA, ÚLTIMAS
Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem se reunido com prefeitos de municípios paulistas atendidos pela Sabesp para tentar viabilizar a privatização da estatal de abastecimento de água e tratamento de esgoto, uma de suas promessas de campanha.

Nos encontros, Tarcísio tem sugerido que as prefeituras negociem em bloco os novos contratos com a Sabesp, que atende hoje 375 cidades do estado. Na maioria delas, há uma cláusula que cancela os acordos em caso de privatização, o que obriga o governo a renegociar os contratos antes de dar início ao processo.

O Metrópoles apurou que Tarcísio tem proposto aos prefeitos que não negociem os novos contratos com a Sabesp de forma individual, mas em conjunto e por intermédio do governo paulista. Segundo prefeitos ouvidos pela reportagem, o governador argumentou que a negociação em bloco permitirá ampliar o tempo de contrato de concessão.

Reuniões no palácio

As conversas sobre a privatização da Sabesp iniciaram na segunda passada (4/9) por iniciativa do próprio governo estadual. Auxiliares calculam que o governador já recebeu, até o momento, cerca de 170 prefeitos.

Os encontros são feitos no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, e também contam com as presenças do secretário de Governo, Gilberto Kassab (PSD), e da secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Natália Resende.

Juntos, eles têm explicado detalhes sobre os planos de privatização e respondido aos questionamentos dos prefeitos, especialmente sobre alterações das tarifas e demandas contratuais. Os prefeitos têm sido recebidos em grupos divididos de acordo com as regiões do estado. Nessa segunda-feira (11/9), por exemplo, Tarcísio recebeu prefeitos de cidades da Baixada Santista, do Litoral Norte, do Vale do Ribeira e das áreas de Capivari e Jundiaí, no interior.

Tarcísio planeja fazer uma oferta de ações da Sabesp na Bolsa de Valores no modelo follow-on, com um acionista de referência, já que a companhia é de capital aberto. Com essa medida, o governo estadual deixaria de ser o acionista majoritário da empresa — atualmente, detém 50,3% das ações. O objetivo da privatização da Sabesp, segundo Tarcísio, é investir R$ 66 bilhões até 2029, antecipando em quatro anos a meta de universalização do saneamento básico no estado.

Fonte: Juliana Arreguy, Bruno Ribeiro/Metrópoles

Tags: Governo de São PauloPrivatizaçãoSaneamento BásicoTarcísio de Freitas

Leia Também

Comissão da Câmara aprova pena específica para expulsão de moradores por facções criminosas
DESTAQUES

Comissão da Câmara aprova pena específica para expulsão de moradores por facções criminosas

Primeira Turma do STF decide manter prisão preventiva de Bolsonaro por unanimidade
DESTAQUES

Não houve intuito de descumprir a lei, diz Bolsonaro sobre arma

Datafolha aponta estabilidade em cenários de segundo turno; Lula lidera disputa contra Flávio Bolsonaro
DESTAQUES

Datafolha aponta estabilidade em cenários de segundo turno; Lula lidera disputa contra Flávio Bolsonaro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mercedes
Peugeot

RECENTES

Stellantis é reconhecida entre as empresas mais inclusivas do setor automotivo

Stellantis é reconhecida entre as empresas mais inclusivas do setor automotivo

Teresina registra um caso de dengue tipo 3 e intensifica ações de prevenção

Prefeitura institui comitê técnico para combater casos de dengue em Teresina

Desemprego até maio cai para 5,6%, o menor já registrado no período

Desemprego até maio cai para 5,6%, o menor já registrado no período

Governo institui subsídio de R$ 1,12 por litro de diesel até dezembro de 2026

Governo institui subsídio de R$ 1,12 por litro de diesel até dezembro de 2026

  • Anuncie
  • Contatos

Direitos autorais © 2023 Extra1 - A Extra1 não é responsável pelo conteúdo de sites externos. Leia sobre nossa abordagem à vinculação externa.

No Result
View All Result
  • Home
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • ESPORTES
  • CIDADES
  • ENTRETENIMENTO
  • SAÚDE
  • MEIO AMBIENTE
  • MUNDO
  • GERAL
  • Colunas
    • Motor Mais

Direitos autorais © 2023 Extra1 - A Extra1 não é responsável pelo conteúdo de sites externos. Leia sobre nossa abordagem à vinculação externa.