O jogo da Seleção Brasileira pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026 vai alterar o funcionamento das repartições públicas estaduais e municipais na próxima segunda-feira (29). Tanto o Governo do Piauí quanto a Prefeitura de Teresina anunciaram expediente reduzido até o meio-dia, permitindo que servidores acompanhem a partida, marcada para as 14h (horário de Brasília).
No âmbito estadual, o governador Rafael Fonteles assinou decreto estabelecendo horário excepcional de funcionamento para os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual Direta, Autárquica e Fundacional. Com a medida, o expediente será encerrado às 12h.
O decreto determina que as horas não trabalhadas deverão ser compensadas posteriormente pelos servidores, conforme cronograma a ser definido pelos dirigentes máximos de cada órgão, sem prejuízo à prestação dos serviços públicos.
A redução da jornada não se aplica aos serviços essenciais ou às atividades que, por sua natureza, exigem funcionamento ininterrupto. Permanecem operando normalmente setores como saúde, segurança pública, atendimento de urgência e demais serviços indispensáveis à população.
Em Teresina, a Prefeitura também decidiu encerrar o expediente ao meio-dia na segunda-feira (29). A medida contempla os servidores municipais, que serão liberados para acompanhar a partida da Seleção Brasileira. O adversário do Brasil será definido após a conclusão da fase de grupos da competição.
Assim como ocorre no Estado, os serviços considerados essenciais continuarão funcionando normalmente, garantindo a continuidade do atendimento à população.
Além da alteração no expediente, a gestão municipal anunciou a antecipação do pagamento dos servidores. De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças (SEMF), todas as folhas salariais serão processadas nesta sexta-feira (26), assegurando que os valores estejam disponíveis nas contas dos servidores já na segunda-feira (29).
Segundo a Prefeitura, a antecipação reforça o compromisso da administração com a valorização dos servidores e a manutenção da regularidade dos pagamentos, considerados prioridade pela gestão municipal.








